Skip to content
procurriculos.com.br

Perfil Profissional

Perfil Profissional Currículos

Um bom profissional não se avalia apenas por sua experiência e conhecimento acadêmico, mas também por outro ponto fundamental: o seu Perfil Profissional.

Mas afinal, o que é um Perfil Profissional e por que ele é tão importante em um currículo?

Quais os atributos que formam um excelente Perfil Profissional?

Como deve ser elaborado um Perfil de sucesso?

Veja dicas para deixar o Perfil de seu currículo original, objetivo e automatizado para conversão de entrevistas.

O Que é Perfil Profissional

O Perfil Profissional é a descrição resumida das habilidades, qualificações e competências de um candidato.

Através dos dados inclusos no Perfil Profissional, é possível para o recrutador, determinar se aquele candidato é apto ou não para a vaga proposta.

Atualmente o Perfil Profissional tem se tornado um dado de grande valor em qualquer currículo.

Uma vez que hoje, ter diploma de ensino superior e grande experiência, não são mais suficientes para escolher um ótimo profissional.

É preciso um pouco além e sem dúvida um Perfil bem elaborado, pode ser decisivo no processo seletivo.

Como Descrever Perfil Profissional

O Perfil Profissional deve seguir algumas regras básicas, para que seja um item que agregue valor ao currículo e faça com que os recrutadores decidam por dar continuidade a este profissional, ao invés de outros. Portanto, no Perfil não deve faltar:

• Objetivo, curto e claro;
• Declarar habilidades;
• Definir as qualificações que possui;
• Competências que realizou;
• Meta que deseja alcançar.

Todos estes itens devem ser descritos em no máximo um parágrafo de texto corrido ou no formato de tópicos.

Para candidatos ao primeiro emprego ou estágios, é fundamental ter um Perfil Profissional rico e envolvente, que chame atenção dos recrutadores.

Os textos devem ser curtos mas objetivos, claros de modo que as informações prestadas sejam assimiladas facilmente por quem avalia.

Como Descrever Perfil Profissional
Como Descrever Perfil Profissional

No texto, deve haver algumas habilidades que o profissional possua e que são condizentes com a vaga.

Por exemplo, se a área necessita de um profissional que saiba trabalhar em equipe, este deve dizer que possui como habilidade uma boa comunicação e empatia, requisitos básicos e imprescindíveis para trabalho em grupo.

As qualificações são diferentes das habilidades, ou seja, são áreas profissionais que você atuou ou atua e que sabe desempenhar com qualidade.

Por exemplo, a vaga é para Coordenador de Marketing e em qualificações, pode dizer que é um bom palestrante.

Já em Competências, descreva alguma conquista profissional que realizou e que tenha gerado uma solução comprovada. Por fim, descreva a meta que pretende atingir no novo emprego.

Isto se já não tiver feito essa descrição em Objetivos, se sim, não é necessário repetir o item.

Resumo Profissional

O Resumo Profissional é a explicação de forma detalhada de seu perfil profissional.

Como o próprio nome exemplifica, é um resumo, ou seja, um dado muito sucinto que agregue todas as informações necessárias para que um recrutador ao ler, se interesse por aquele candidato.

Um Resumo Profissional que tenha todos os itens necessários e seja relevante, que possua apenas os pontos importantes, deve ser preciso em todas informações.

Além disso, o candidato deve se atentar para um Resumo que não tenha erros ortográficos.

Portanto, seja objetivo, tenha pontuações corretas e no máximo 2 parágrafos curtos.

Perfil Profissional Pronto

Perfil Profissional Pronto
Perfil Profissional Pronto

Para um Perfil Profissional que seja um sucesso, existem mais algumas dicas essenciais :

1. Apesar dos modelos ser muito eficientes e ajudar a ter uma ideia do que as empresas atualmente esperam de um bom Perfil Profissional, o ideal é que os modelos não sejam copiados 100%, mas apenas deem uma noção para desenvolvimento do seu próprio perfil profissional;

2. Frases prontas, os famosos clichês, além de velhos conhecidos não são nem um pouco originais e interessantes, além de afastar os recrutadores que leem sempre as mesmas colocações e que deixam claro que o profissional copiou de algum site e não se deu o trabalho de criar suas próprias palavras. Seja original;

3. Descreva habilidades que sejam reais e não aquelas que desejaria possuir. Se não é um profissional bom para vendas e não possui facilidade de convencer e persuadir pessoas, não tente uma vaga como vendedor e nem diga que possui tal habilidade. Na prática, a empresa irá perceber esta incongruência com seus dados informados;

4. Crie um perfil realista e que mostre realmente quem você é, o que já fez e faz e quais são suas metas para o futuro. As empresas atuais querem profissionais que estejam buscando crescimento mas que também tenham algo que agregue valor a seu negócio. Seja um profissional completo, mesmo antes de ter experiência e conhecimento total para isso. O importante é ter iniciativa, autonomia e se dedicar ao máximo para o melhor que o hoje e o futuro tem a lhe oferecer.

Perfil Profissional Exemplos

Na internet existem muitos modelos de Perfil Profissional Pronto, a seguir, temos dois exemplos sendo o primeiro texto corrido, o mais comum na maior parte dos currículos elaborados.

No outro, vemos um perfil profissional em tópicos, ficando a cargo do candidato escolher o que melhor se alinha a seu perfil profissional e tipo de currículo.

Portanto, é fundamental que ele escolha com atenção para que o currículo fique bem estruturado e harmonioso.

•Profissional graduado em Logística com mais de 5 anos de atuação em empresas de distribuição. Intensa vivência com processos de separação de pedidos e tecnologia “pick by light”. Experiente na condução de equipes de trabalho a partir do estabelecimento de metas. Como resultado obtido destaca-se a melhoria do processo de separação de pedidos, reduzindo o tempo médio por pedido. Amplo conhecimento em softwares de gestão do tipo WMS. Disponibilidade para trabalhar no período noturno.

• Técnico em contabilidade.

• Experiência ativa em toda rotina operacional da contabilidade, apuração de impostos, escrituração dos livros fiscais, folha de pagamento e controle de ativo imobilizado.

• Familiarizado com planilhas gerenciais e de controle. Com curso avançado de EXCEL.

• Mais de 10 cursos complementares na área tributária.

Contudo, o Perfil Profissional mostra as habilidades, a personalidade e é considerado um item de grande importância.

Ele pode inclusive, decidir a contratação de um candidato.

Rate this post
DMCA.com Protection Status
error: Content is protected !!