Skip to content
procurriculos.com.br

Como se dar bem em uma Entrevista de Emprego

Como se Dar Bem em Entrevista de Emprego

Momento temido e ao mesmo tempo esperado, a Entrevista de Emprego é o segundo passo que um bom currículo traça, em busca de uma vaga de trabalho.

Depois de desenvolver um currículo completo e perfeito, a entrevista é algo inevitável e de suma importância, porém nem sempre é fácil se preparar para ela.

Muitos profissionais acham esse momento difícil, e tão complicado, que as vezes o currículo e perfil profissional e pessoal é tudo o que a empresa precisa, porém, o candidato coloca tudo a perder por conta da ansiedade, do nervosismo ou de uma aparência relaxada.

Neste artigo, daremos algumas dicas de Como se dar bem em uma Entrevista de Emprego, falando qual o melhor comportamento, como controlar o nervosismo, quais as roupas e maquiagem perfeita para o momento e tudo o que for necessário para você conquistar sua oportunidade.

Como se Comportar em uma Entrevista de Emprego

A primeira dica é: duma bem e se alimente ainda melhor um dia antes e no dia da entrevista.

A pior coisa do que ir para uma entrevista de emprego cansada e faminto, é transparecer uma aparência sonolenta e não muito saudável.

Tenha o hábito de dormir cedo e não depois da meia noite.

Geralmente, entrevistas são feitas no horário da manhã, então tenha um semblante saudável e disposto quando entrar na empresa.

A pontualidade é fundamental, e ainda que não seja empregado, os recepcionistas e recrutadores observam isto.

Candidatos que chegam atrasado, geralmente já dão uma dica de como serão quando empregados, portanto, tenha o cuidado de chegar com antecedência, mesmo que tiver que esperar muito para ser atendido.

Como Controlar a Ansiedade na Entrevista de Emprego

Respire fundo e olhe nos olhos do recrutador durante todo tempo da entrevista.

Quando a ansiedade está no topo, é normal sentir um desconforto na respiração, sendo que ela fica mais rápida ou menos intensa.

Para que o desconforto não aumente, respire fundo e compassadamente devagar.

Aos poucos o coração controla os batimentos e você fica mais tranquilo.

Olhar nos olhos do recrutador é outra dica que vale para qualquer pessoa.

Quando for estar diante dele, olhar nos olhos transmite segurança e firmeza, e mesmo que você estiver muito nervoso, demonstrará que está conseguindo se controlar e principalmente, atento a tudo o que está sendo dito, dando ao recrutador a visão positiva que você é uma pessoa de inteligência emocional que sabe se manter controlado sob pressão.

Interaja com o entrevistador mas ouça mais do que fala.

Quando estamos muito nervosos, é comum falarmos demais e acabar falando demais, algo que seja irrelevante para o momento e que acabará tomando tempo e fazer com que perca a vaga.

Quando for perguntando, responda de forma objetiva, ponto.

Dicas para Entrevista de Emprego

Além das dicas que já foram dadas, existem outras de suma importância para você ter sucesso em sua entrevista de emprego:

• Faça uma preparação para entrevista com antecedência, separando a roupa certa e os documentos solicitados para o momento, evitando de deixar tudo para última hora;

• Simule uma entrevista em casa, como forma de se preparar para a entrevista. Chame um amigo ou parente e peça para ser o entrevistador e separe algumas questões que possam ser feitas. Por estar na intimidade da família, ficará mais relaxado e poderá controlar melhor suas emoções, agindo assim no momento da entrevista, tendo mais segurança para o momento;

• Comunique-se de maneira profissional e formal e descarte de vez gírias e vocabulário considerado coloquial e chulo. Fale de maneira respeitável, de maneira alguma use palavrões em alguma frase e comunique-se com clareza, falando num tom que o entrevistador ouça com perfeição e entenda cada palavra que você disser.

Perguntas de Entrevista de Emprego

Os recrutadores em todo país usam algumas perguntas básicas que sempre são feitas, para conhecer melhor o profissional que deseja entrar na empresa.

São elas:

• Fale um pouco sobre você;
• Me dê 3 defeitos que você possui;
• Por que está interessado em trabalhar aqui em nossa empresa?
• Quais são seus diferenciais?
• Qual o motivo de ter saído do emprego anterior?
• Me dê 3 qualidades que possui;
• Onde pretende estar daqui 10 anos?

Além destas, existem outras perguntas incomuns, que são válidas para determinar se um candidato está apto ou não para uma vaga:

• Como você reage as críticas?
• Como você trabalha sob pressão extrema?
• Quais são suas maiores realizações profissionais?
• Se pudesse escolher agora, qual seria o emprego dos seus sonhos?
• Qual animal tem mais a ver com você?
• Qual o último livro que leu e do que ele se trata?
• Me venda essa caneta (desafio para entrevistas com vendedores).

Perguntas de Entrevista de Emprego
Perguntas de Entrevista de Emprego

Veja que na primeira lista, as questões são feitas mais em relação a vida profissional como um todo, enquanto na segunda, a lista foca-se também na vida pessoal do candidato.

A primeira dica para todas as questões é fugir dos clichês. Por exemplo, em defeitos, não diga que é perfeccionista demais, pois além de ser algo redundante, além disso, perfeccionismo não é exatamente um defeito.

No caso dessa pergunta que é sem dúvida uma das mais difíceis em responder, cite um defeito como falta de atitude por exemplo, mas dê um exemplo de alguma situação profissional em que conseguiu superar essa dificuldade, como quando precisou liderar uma equipe.

Isso mostra ao entrevistador que apesar de saber identificar em si um problema, também consegue buscar soluções.

O Que Falar em uma Entrevista de Emprego

Na Entrevista de emprego, é primordial que você fale e conte como foi sua vida profissional até ali, porém não é apenas isso que um recrutador avalia, mas também questiona um pouco sobre sua vida pessoal e observa seu comportamento durante toda entrevista :

• Fale sobre você e seja honesto sobre si mesmo. Para isso, busque desde já trabalhar o Autoconhecimento para saber quem você é e como transmitir-se aos outros;

• Conte sobre sua vida profissional e destaque os pontos que mais obteve sucesso. Coloque também na mesa, aquilo que não foi muito feliz e diga que está apto a aprender e superar;

• Nunca em hipótese alguma fique de braços cruzados. Esse comportamento sugere que você está inseguro, está fechado para negociações e também é uma pessoa de difícil trato. Procure deixar as mãos juntas ou sobre as pernas;

• Evite falar muito baixo, baixar a cabeça e falar olhando para outro lugar. Olhe nos olhos do entrevistador. Demonstre segurança, mesmo se estiver nervoso, falando firme e com a cabeça erguida;

• Fale sempre a verdade. Muitos candidatos na hora da entrevista, contam vantagens e falam de coisas que nunca aconteceram em sua vida profissional, achando que o recrutador não tenha preparo para identificar o que é verdade da mentira. Pupilas dilatadas, suor e bochechas avermelhadas, demonstram sem a pessoa querer, que ela está falando algo que não é real.

Qualidades e Defeitos na Entrevista de Emprego

O item mais temido na hora das questões do entrevistador, é quanto as qualidades e defeitos do candidato.

Nem sempre é fácil falar de si mesmo, principalmente determinar o que é uma virtude ou não em si mesmo.

Mas existem formas de falar sobre Qualidades e Defeitos que podem fazê-lo se sair bem no fim da entrevista:

• Quando for perguntando uma qualidade, diga que é organizado, que sabe priorizar o importante e que mantem tudo catalogado com rigor. Outro exemplo é a flexibilidade, ou seja, saber agir e reagir dentro de uma situação sem desesperos e vencendo a pressão;

• Um defeito que pode ser dito na entrevista é que você tem um pouco de dificuldade em falar em público. Diga que vem superando esse problema com o tempo e as experiências anteriores que teve e que está disposto a continuar progredindo nesse aspecto;

• Outro defeito que pode ser citado é a timidez. Dizer que por ser tímido, sentia muita dificuldade em falar com clientes, mas com a experiência tem se sentido mais seguro a cada dia e que tem buscado recursos como fazer teatro por exemplo, para se tornar menos retraído.

Como se Sair Bem em uma Entrevista de Emprego

Para se dar bem na Entrevista de Emprego, seja você mesmo.

Para isso, cuidado para não criar um personagem, um robô que esteja programado a dizer tudo “certinho”.

Seja natural, profissional e ponto. Pois, pessoas muito “mecânicas”, acabam demonstrando insegurança ao recrutador e também falta de autonomia.

Seja simplesmente você!

Como se Vestir para uma Entrevista de Emprego

Como se Vestir para Entrevista de Emprego
Como se Vestir para Entrevista de Emprego

As roupas para uma entrevista de emprego, até hoje são uma preocupação muito grande.

O que usar para uma entrevista que pode mudar seu futuro em um piscar de olhos?

A dica é seguir a vestimenta adequada a cada ramo de atuação profissional.

Por exemplo, se é um emprego para área corporativa como Analista Financeiro, geralmente se utiliza roupas mais formais como terno e gravata para homens e terninho com saia ou calça de alfaiataria para as mulheres.

Quanto mais informal a profissão, menos exigências são feitas as roupas.

Para profissionais da área das artes como designer gráfico, geralmente camiseta e calça jeans são suficientes.

Porém, sendo vaga para uma empresa mais formal, ainda que a área não exija, é válido seguir o padrão local.

Maquiagem para Entrevista de Emprego

As mulheres geralmente sentem muita dificuldade em escolher a maquiagem certa para uma entrevista de emprego.

A dica é o menos é mais. Pois quanto mais natural melhor:

• Primeiro, lave bem o rosto e aplique protetor solar. Caso a maquiagem já possui proteção UVA UVB, não é necessário;

• Usar uma base leve e se necessário, corretivo para esconder espinhas por exemplo;

• Passe blush de leve, apenas para realçar as maçãs do rosto mas nada exagerado;

• Aplique pó compacto que tenha o tom de sua pele e deixe-a com aspecto aveludado;

• Passe 2 camadas de rímel. Evite lápis de olho que pode marcar demais o olhar. Lembre-se, precisa ser o mais natural possível;

• Por fim passe batom no tom da boca e que não possua qualquer tipo de brilho.

Não existe nenhum milagre ou amuleto que garanta seu sucesso numa entrevista de emprego.

Porém, se seu currículo foi um sucesso, é apenas manter a mesma linha de veracidade e profissionalismo que ele transparece.

Diante disso, siga essas dicas e, Sucesso na Entrevista!

Como se dar bem em uma Entrevista de Emprego
4 (80%) 3 vote[s]
DMCA.com Protection Status
error: Content is protected !!